Pale Ale

Beber Cerveja Artesanal como as Pale Ale também envolve sabedoria, cultura, e até perspectiva histórica. As Cervejas mais modernas e populares são as Lager — sob o qual se abrigam a maior parte das loiras no Brasil. Mas elas não são as únicas, embora sejam as mais populares.

Lager denomina as cervejas de baixa fermentação, em que as leveduras se depositam no fundo dos tonéis em que são elaboradas. As tipo Ale não são o reverso da medalha, até porque existem algumas Ale tão loiras quanto uma Pilsen Light (um tipo mais popular popular de Lager).

Um dos estilos de cerveja mais antigos, o Pale Ale, é bastante apreciado nas ilhas britânicas — e muito popular também na Bélgica. Aqui no Brasil as Pale Ale são cada vez mais degustada pelos apreciadores de cerveja artesanal. Trata-se de um guarda-chuva sob o qual se abrigam todos os tipos de cerveja de alta fermentação a temperaturas mais elevadas que não são escuras.

As Pale Ale usam predominantemente, como soa óbvio, o malte de cevada Pale Ale, de cor apenas um pouco tostada, mas que ainda se mantém claro. Também conforme o nome indica — pale significa pálido, pouco colorido, em inglês —, é um estilo que abriga cervejas mais claras que as negras Stout e Porter.

Em geral, a paleta cromática das Pale Ale vai do dourado intenso, ouro velho, passando por tons rosados e alaranjados, até a cor de cobre escuro e âmbar. São, na maioria das vezes, mais concentradas em cor que as Lager — não há Pale Ale tão clara quanto uma Light Lager cor de palha, amarelinha e luminosa, por exemplo.

Na segunda metade do século 17 e a partir do início do século 18, a secagem do malte para a produção de cerveja passou a ser feita com coque, carvão de origem mineral capaz de produzir temperaturas mais altas com menos fumaça escura. Assim, as cervejas tornaram-se mais claras e os britânicos as chamavam — e até hoje o fazem — de bitter, amargas, para diferenciá-las.

As Pale Ale originais têm menos espuma e pouco gás carbônico que a maior parte dos demais estilos de cerveja. As de origem belga costumam ser mais frutadas, graças às diferentes leveduras aplicadas por lá.

Mais fáceis de elaborar, as Pale Ale exigem menos investimento, equipamentos e apuro técnico que as Laber. Por isso são as preferidas dos microcervejeiros e da turma que prepara cerveja em casa, uma verdadeira onda nos Estados Unidos depois que o presidente Jimmy Carter considerou a operação legal, em 1977.

AS CERVEJAS AMERICAN PALE ALE

A versão norte-americana do estilo inglês tende a ser mais leve, clara e lúpulada que a Pale Ale original britânica, mais amarga e alcoólica. Assim como a nossa, mais douradas e delicadas, pouco se distinguem de uma Lager mais complexa — o aroma francamente frutado é um dos evidentes diferenciais.

Trata-se de um estilo de geração muito recente, surgido apenas a partir do início dos anos 1980. Uma Ale à moda ianque tem, em geral, algo em torno de 5% de álcool (em volume) e bastante lúpuloda variedade Cascade e Citra tipicamente norte-americano. ”

Siga-nos:

Instagram – Facebook – Twitter

Veja Também: Especiarias para dar sabores e aromas na cerveja

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Postar Comentário