Lúpulo

Lúpulo tem origem europeia. É uma planta herbal trepadeira, prima da canábis, a qual nasce a flor feminina e masculina, mas apenas a feminina é usada para fabricar cerveja.

Não é à toa que a Alemanha está entre os principais produtores de lúpulo no mundo. Segundo historiadores, o primeiro campo de cultivo de lúpulo surgiu em 736, próximo a Gensenfeld, no distrito de Hallertau, região da atual Alemanha.

Inicialmente, o lúpulo não era usado como um ingrediente das cervejas. Os primeiros registros do seu uso são do século 11, e foi a freira Hildegard von Bingen quem teria utilizado o ingrediente pela primeira vez na bebida. O mais provável é que ela tenha feito isso por causa de suas propriedades conservantes e aromatizantes.

Após a descoberta de Hildegard, o lúpulo não deixou mais de fazer parte da fabricação das cervejas. Ele é o responsável pelas substâncias que conferem amargor e aroma à bebida. Seus componentes amargos são os alfa-ácidos que, durante a fervura, passam por um processo chamado isomerização, tornando-se solúveis no mosto e, assim, conferindo o amargor. Ou seja, quanto mais alfa-ácidos, mais amarga a cerveja ficará.

Em relação ao aroma, as notas obtidas são o resultado da harmonia sensorial de inúmeras substâncias aromáticas encontradas no lúpulo, que são compostas principalmente de óleos essenciais.

O lúpulo pode se dividir em lúpulos de amargor e lúpulos de aroma. Se cortarmos o lúpulo no meio,  encontraremos uma resina na cor amarela chamada lupulina, que contém o alfa-ácido e o beta-ácido. Porque eles são os responsáveis pelo amargor, conservação e pelos óleos aromáticos responsáveis no aroma da cerveja.

Seu nome cientifico é húmulos lúpulos e sua primeira plantação de foi em Harlental, atual Alemanha, no ano de 736. Depois na Inglaterra no início do século 16 e nos Estado Unidos, em 1829.

Atualmente, os maiores produtores de lúpulo são:

  1. Alemanha 290000 mil toneladas
  2. Estados Unidos com 261800 toneladas
  3. China 200000 mil toneladas
  4. Republica Tcheco 68000 toneladas
  5. Polônia 3.355 toneladas

Siga-nos:

Instagram – Facebook

Veja Também:

Em nenhum outro país se encontra tanta variedade de Cerveja como na Bélgica

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Postar Comentário