Dia Internacional da Cerveja é uma celebração global da cerveja, ocorrendo em pubs, cervejarias e quintais de todo o mundo.
É um dia para os amantes da cerveja em todo o mundo fazerem um brinde aos nossos cervejeiros e se alegrarem com a grandeza da cerveja!
Celebrar a sede comum da humanidade pelo que é provavelmente a bebida mais antiga e amada do mundo é o objetivo do Dia Internacional da Cerveja. Os humanos ficaram fascinados com a cerveja desde que os primeiros grãos foram acidentalmente descobertos como tendo fermentado, produzindo um produto aromático borbulhante que alguém ousou provar e beber, não morreu, mas em vez disso sentiu um pequeno e adorável zumbido, sorriu e disse: “Uau”. A humanidade tem estado obcecada desde então em aperfeiçoar receitas de cerveja e processos de fermentação em busca do próximo “Uau”.
A cerveja foi consumida por quase todas as culturas ao longo da história da humanidade. A evidência mais antiga da obsessão do homem com a fabricação de cerveja data da antiga Babilônia e da Mesopotâmia. Os arqueólogos descobriram receitas de cerveja que foram escritas em tabuletas de argila em 4300 aC e recipientes de cerâmica de 3400 aC que ainda estão pegajosos com resíduos de cerveja. Todos bebiam cerveja no antigo Egito: faraós, camponeses, sacerdotes e até crianças, como parte de sua dieta diária.
O que pode ser a primeira música sobre cerveja, “Hino a Ninkasi” – uma ode à deusa suméria da cerveja – data de 1800 aC e inclui uma receita de cerveja produzida por sacerdotisas femininas.
Na Idade Média, os monges cristãos estavam fabricando cerveja e introduziram o uso de lúpulo. Até então, as cervejas eram produzidas com aditivos locais, como tâmaras e azeites de oliva, para dar sabor. As cervejas de hoje continuam a ser fabricadas com lúpulo, ervas ou frutas que adicionam sabor. Macro, micro ou artesanal, a arte de fazer cerveja hoje continua sendo uma arte que emprega técnicas antigas cuidadosamente aperfeiçoadas ao longo de séculos e milênios.
Nosso amor coletivo pela cerveja é o que Jesse Avshalomov sem dúvida tinha em mente em agosto de 2007, enquanto ele e alguns amigos conversavam e sabiam cerveja na comunidade praiana de Santa Cruz, Califórnia. Naquela época, seus motivos para fundar o Dia Internacional da Cerveja foram:
- Reúna-se com os amigos e desfrute do sabor da cerveja
- Comemore os responsáveis por preparar e servir cerveja
- Una o mundo sob a bandeira da cerveja, celebrando as cervejas de todas as nações juntas em um único dia
Em retrospecto, o perfil de Jesse no LinkedIn diz que ele “… inventou o Dia Internacional da Cerveja como um experimento de viralidade que deu terrivelmente certo”.
Para você, Jesse. Saúde!
Siga-nos:
Veja Também: Sexta-Feira, dia de tomar cerveja com os amigos