Com todos os diferentes estilos de cerveja por aí, pode ser difícil classificar o vocabulário e entender o que torna uma cerveja diferente da outra. Claro, você provavelmente conhece a diferença de sabor entre uma pale ale e uma porter, mas quando seu colega de trabalho excessivamente curioso pergunta se uma cerveja preta é uma lager, seu cérebro de cerveja de repente se esvai. Então, decidimos quebrar o ABC da cerveja para ajudá-lo a entender as complexidades de cada estilo.
Ale ou Lager?
Para começar, existem dois tipos principais de cerveja: Ales e Lagers. E a diferença entre essas duas cervejas é o fermento. As ales são fermentadas com o fermento que fica no topo do recipiente de fermentação, enquanto o fermento nas lagers fermenta no fundo.
O fermento em ales é tipicamente fermentado em torno da temperatura ambiente e é fermentado por cerca de uma semana. Nas cervejas lagers, o fermento é fermentado frio, geralmente logo acima do ponto de congelamento e, portanto, leva um pouco mais de tempo para fermentar.
Um bônus da levedura ale é que ela libera ésteres, que podem contribuir muito para o aroma frutado ou floral das cervejas.
Estilos populares de cerveja
Esta lista está longe de ser completa, mas destaca alguns dos estilos de cerveja mais populares. Mesmo dentro de cada estilo listado abaixo, há uma grande variedade de sabores e aromas, portanto, para simplificar, destacamos as qualidades mais comuns dessas cervejas.
Estilos belgas:
Como observado acima, esse estilo é uma generalização porque existem muitos sub-estilos da Bélgica, mas na maioria das vezes, as cervejas belgas dão grande ênfase aos maltes e sabores de fermento frutado. Depois de provar alguns, você terá uma boa noção de qual é o gosto de “belga”.
Brown Ales:
Este estilo apresenta sabores de malte torrado, geralmente contendo notas de chocolate, caramelo, café ou nozes. Na maioria das vezes, as brown ales tendem a ser menos escuras do que porters e stouts.
Índia Pale Ales:
Este estilo apresenta um perfil de lúpulo pesado, com sabores de frutas cítricas, frutas, flores, pinho ou resina. Os IPAs costumam ser amargos devido ao seu alto conteúdo de lúpulo. Os IPAs foram criados pela Inglaterra porque o lúpulo, um conservante natural, permite que a cerveja seja enviada para longas distâncias sem se estragar. Isso permitiu que uma cerveja saborosa fosse enviada para a Índia.
Pale Ales:
Este estilo é o irmão mais novo do IPA. Pale ales tendem a ter o mesmo perfil de sabor, mas são menos amargas e têm menor teor alcoólico, o que as torna mais fáceis de beber.
Stouts:
Este estilo difere dos porters porque usa cevada torrada não maltada, enquanto os porters usam cevada maltada. A cevada torrada não maltada frequentemente contribui para o sabor do café associado às stouts. A aveia costuma ser um sabor incluído nas stouts.
Cervejas de trigo:
Este estilo inclui cervejas de trigo americanas e cervejas alemãs de estilo Hefeweizen. As cervejas de trigo têm uma cor mais clara, variando do pálido ao dourado ou âmbar claro. A maioria tem alto percentual de malte de trigo, o que caracteriza o sabor da cerveja.
Cervejas silvestres / azedas:
Este estilo inclui uma grande variedade de sabores e aromas, mas com ênfase em sabores azedos e frutados. É melhor você tentar um do que ler sobre ele.
Estilos populares de cerveja
Oktoberfest:
Este estilo, que se originou na Alemanha, tem uma cor mais clara e muitas vezes contém aromas e sabores de pão ou biscoito.
Pilsners:
Dependendo do país de origem (a República Tcheca e a Alemanha são dois destinos populares da Pilsner), esse estilo pode variar um pouco. A variedade checa tem um ligeiro amargor de lúpulo, enquanto os pilsners alemães têm um sabor mais maltado e doce.
Então ai foram alguns estilos de cerveja mais populares.
Breve novo post sobre essas maravilha que é o mundo cervejeiro.
Siga-nos:
Veja Também:
Em nenhum outro país se encontra tanta variedade de Cerveja como na Bélgica