Cerveja e chocolate

Cerveja e chocolate. Duas paixões brasileiras que podem ficar ótimas juntas. Isso acontece devido às propriedades do malte, que variam de acordo com os diferentes níveis de torrefação. Quando torrado, ele pode apresentar sabores de caramelo, chocolate e café. Outra característica em comum é o processo de preparação: ambos os produtos são fermentados.
Além disso, tanto o chocolate quanto a cerveja equilibram doçura e amargor, em diferentes intensidades, e são muito versáteis na hora de servir.
Resumindo, há um chocolate ideal para a sua cerveja favorita – e nós vamos ajudar você a encontrá-la!

Harmonização de cervejas com chocolate

Combinar cerveja e chocolate, para quem nunca provou, pode parecer algo estranho. Mas estes alimentos têm mais semelhanças do que se imagina!

Ambos são produtos fermentados. A base do chocolate é a amêndoa do cacau, que é fermentada, tostada e moída, para então ser misturada com os demais ingredientes.

Ambos equilibram dulçor e amargor, em diferentes proporções e intensidades, conforme a variedade.

Acima de tudo, ambos são muito versáteis em termos gastronômicos. É possível utilizá-los em qualquer etapa de um menu, da entrada à sobremesa.

Além disso, é possível adicionar os ingredientes mais diversos em suas composições e inclusive combiná-los entre si.

Assim como acontece com as cervejas, cada variedade de chocolate tem aromas, gostos e texturas diferentes. Então cada tipo de chocolate vai combinar melhor com alguns estilos específicos de cerveja. Confira abaixo algumas possibilidades.

1. Harmonização de cerveja e chocolate branco

Começamos com a variedade mais doce e de textura mais macia entre os chocolates: o chocolate branco, produzido apenas com manteiga de cacau, derivados do leite, essência de baunilha e açúcar. Por não ser produzido a partir das amêndoas do cacau fermentadas e tostadas, como as demais variedades, o chocolate branco não tem amargor perceptível.

Para harmonizar perfeitamente com chocolate branco, uma boa pedida são as Fruit Beer, especialmente se for uma cerveja com adição de frutas vermelhas.

2. Harmonização de cerveja e chocolate ao leite

O tipo de chocolate mais popular no Brasil! O chocolate ao leite equilibra o amargor das amêndoas de cacau (em torno de 30% a 40% da receita) com os derivados de leite e açúcar, o que resulta em um paladar adocicado, porém equilibrado, com textura firme.

Entre as cervejas que combinam com chocolate ao leite estão as de perfil torrado, com médio corpo e médio amargor. Aqui escolhemos as Stout’s.

3. Harmonização de cerveja e chocolate amargo

Finalizamos a lista com a variedade mais intensa de chocolate, o chocolate amargo. Como o nome já diz, este tipo de chocolate tem amargor mais pronunciado, devido à maior proporção de cacau com relação aos demais ingredientes. Pelo mesmo motivo, este é também o tipo de chocolate mais escuro e com textura mais sólida. Alguns chegam a ter mais de 80% de cacau e são quebradiços como vidro!

Para combinar com chocolates amargos, nada melhor que cervejas com perfil de torrefação e intensidade de aromas, corpo e amargor. Um ótimo exemplo é a Imperial Porter com adição de cacau e framboesas em sua receita, que combina tanto por semelhança – a cerveja tem intensos aromas e gostos achocolatados, similar ao sabor do chocolate amargo –, quanto por contraste, devido à adição da fruta, que é a cereja, ops!, a framboesa do bolo.

Texto extraído do site Mestre Cervejeiro

Siga-nos:

Instagram – Facebook

Veja Também:

Cheeseburgers com American Pale Ale

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Postar Comentário